Eólica

Primeiros aerogeradores começam a funcionar em São Paulo

Saturday, 07 de October de 2017

O estado de São Paulo está cada vez mais investindo em energia limpa para alimentar sua matriz energética. Após dois meses de testes, os primeiros aerogeradores do estado começaram a funcionar no final de setembro.

Localizados no município de Rosana, os equipamentos de energia eólica foram instalados na área da usina Engenheiro Sérgio Motta, a qual é também conhecida como Porto Primavera. De acordo com o governo do estado, o empreendimento eólico gerou três megawatts de potência durante os meses de testes.


Segundo o governo foram investidos cerca de 8,3 milhões de reais no parque eólico, o qual possui capacidade para gerar 620 megawatts de potência por ano, o suficiente para abastecer 500 residências durante 12 meses.

Na visão do secretário de Estado de Energia e Mineração , João Carlos Meirelles, o projeto eólico é um marco para o estado, uma vez que mais uma vez o mesmo vem investindo em energia limpa. “O início da produção de energia elétrica por meio dos ventos é um marco para São Paulo, que comprova seu potencial e viabilidade econômica para adotar o uso da geração de energia eólica na matriz energética. O projeto, desenvolvido a pedido do governador Geraldo Alckmin, pode ser replicado no formato de consórcio por empresas e condomínios residenciais” destacou ele.

Além do parque eólico a Companhia Energética de São Paulo (Cesp) também vem desenvolvendo um amplo projeto de pesquisa na região de Rosana com o apoio secretaria estadual de energia e mineração do estado. Orçado em 31 milhões de reais, o projeto de pesquisa termina sua conclusões em agosto de 2018 e prevê a instalação de mais usinas de energia limpa no estado, tanto eólica como solar.



Marcadores: